
Acupuntura
A acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - colocação ) é um ramo da medicina tradicional chinesa.
O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.
A acupuntura que se realiza hoje é bem semelhante à forma como era realizada nos primórdios da civilização chinesa, utilizando um raciocínio absolutamente estranho à medicina ocidental moderna, análogo talvez à medicina grego-hipocrática e outras formas de medicina oriental.
Os mapas de meridianos ultrapassaram milênios chegando quase intocados aos dias atuais; o raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas práticos apresentados nos consultórios é baseado em conceitos que soam estranhos aos ocidentais, como os cinco elementos, o tao (equilíbrio entre yin e yang), o fluxo de chi (a grosso modo traduzido como energia vital), etc.
As aplicações mais específicas das antigas tradições, vem se desenvolvendo com o uso da acupuntura nos diversos campos campos da área de saúde.
A história da acupuntura se confunde com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa.
A linguagem escritamilenar permitiu a continuidade do conhecimento. Posteriormente, outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento de novas técnicas de acupuntura.
As notícias sobre acupuntura no ocidente chegaram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês ainda na idade média. Entre estes, são comuns as referências a Marco Polo (1254 – 1324) mercador, embaixador e explorador italiano, aos Monges Jesuítas do século XVI e a Andreas Cleyer (1634 - 1698), botânico, médico e orientalista da Companhia Holandesa das índias Ocidentais.
A acupuntura chegou ao Brasil em 1908 pelas mãos dos imigrantes japoneses, todavia permaneceu em âmbito familiar e local (nas colônias japonesas) até meados da década de 80.
Hoje a acupuntura está largamente difundida no Brasil e conta com a credibilidade de outros profissionais de saúde.

